06 novembro, 2009

Bauhaus(1919-33)



.União da arte,do oficio e da técnica;

.Estabeleceu os conceito do design funcionalista;


.”Catedral da modernidade”;


.Contribuiu para a definição do papel do designer valorizando a expressão pessoal do artista na concepção do produto;
.Causou impacto na arquitectura, design e na tipografia;





Bahaus, Dessau (da esquerda para a direita): Josef Albers, Hinnerk Scheper, Georg Muche, László Moholy-Nagy, Herbert Bayer, Joost Schmidt, Walter Gropius, Marcel Breuer, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Lyonel Feininger, Gunta Stölzl e Oskar Schlemmer.

"Mestres"

.Wassily Kandinsky;Johannes Itten; Herbert Bayer;Josef Albers;
Joos Schmidt;Moholy-Nagy; Walter Gropius;Hannes Meyer;
Mies Van Der Rohe;Marcel Breuer;Oskar Schlemmer.




“O propósito final de toda a actividade plástica é a construção. Adorná-la era, outrora, a tarefa mais nobre das artes plásticas, componentes inseparáveis da magna arquitectura.
Hoje estas estão numa situação de auto-suficiência singular, da qual só se libertarão através da consciente actuação conjunta e coordenada de todos os profissionais.

Arquitectos, pintores e escultores devem novamente chegar a conhecer e compreender a estrutura multiforme da construção — na sua totalidade e nas suas partes; só então as suas obras estarão outra vez plenas de espírito arquitectónico que se perdeu na arte de salão.As antigas Escolas de Arte foram incapazes de criar essa unidade, e como poderiam, visto ser a arte coisa que não se ensina? Elas devem voltar a ser oficinas.Esse mundo de desenhadores e artistas deve, por fim, tornar a orientar-se para a construção.
Quando o jovem que sente amor pela actividade plástica começar como antigamente, pela aprendizagem de um ofício, o "artista" improdutivo não ficará condenado futuramente ao incompleto exercício da arte, uma vez que sua habilidade fica conservada para a actividade artesanal, onde pode prestar excelentes serviços.
Arquitectos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe "arte profissional". Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão, o artista é uma elevação do artesão, a graça divina, em raros momentos de luz que estão além de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte, entretanto, a base do "saber fazer" é indispensável para todo artista.
Aí se encontra a fonte de criação artística. Formemos, portanto, uma nova corporação de artesãos, sem a arrogância exclusivista que criava um muro de orgulho entre artesãos e artistas.

Desejemos, inventemos, criemos juntos a nova construção do futuro, que enfeixará tudo numa única forma: arquitectura, escultura e pintura que, feita por milhões de mãos de artesãos, se alçará um dia aos céus, como símbolo cristalino de uma nova fé vindoura".


Manifesto de Walter Gropius — Weimar, Abril de 1919



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