19 novembro, 2009

Bauhaus, um pedaço de todos...



"1914"(Klee)

Entre 1890 e 1940 desempenhou funções como músico, artista plástico, educador e escritor, influenciado pelo Expressionismo, Cubismo e Surrealismo.Em 1898 estudou arte na Academia de Belas Artes em Munique. Em1910, teve a primeira exibição exclusiva em Berna ao grupo artístico Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul). Em 1912 , criou algumas paisagens primitivas (cubismo), como In The Quarry (1913) e Houses Near The Gravel Pit (1913).
Após 1919, ministrou aulas de arte e arquitectura, na Escola Bauhaus.






“Red Oval”(1920)

Wassily Kandinsky, um dos pioneiros da arte abstracta,formou-se em Direito e Economia Política pela Universidade de Moscou,o qual veio a deixar para se dedicar ás artes. Foi membro do corpo docente da Bauhaus. Participou de vários movimentos vanguardistas da Arte, fez várias exposições por onde passou. Foi considerado um grande teórico da Arte abstracta, através de publicações de importantes livros: "Do Espiritual na Arte" e "Ponto e Linha sobre o Plano" entre outros. Se destacou no uso das formas e das cores, assimilando musicalidade e espiritualidade em suas obras. Deiviane Gonçalves Rodrigues Ribeiro.







“Sugar Bow”

Bule de formato de circulo sem bico, branca de porcelana. 
Walter Gropius foi um arquitecto Alemão ,fundador da Bauhaus e, é considerado um dos principais nomes da arquitectura do Séc XX, foi considerado o marco do design e da arte moderna. Gropius acreditava que todo o desenho devia ser funcional e esteticamente agradável e um dos seus principais objectivos era romper com o ensina académico, uma vez que a arte não é ensinavél.






“Farnsworth House”




“Cadeira Barcelona”(1929)

Farnsworth House, ilustra o pensamento modernista do arquitecto alemão Mies Van der Rohe
A residência localizada em Illinois,EUA,tem como característica a transparência e a fluidez dos espaços e a aparentemente inexistente conexão público-privado.
 Seu desenho é composto por linhas mínimas, uma linguagem de planos superpostos que criam a ilusão de que a residência flutua sobre o solo. Com este exemplo Mies ajudou a criar o género arquitectónico conhecido como Minimalismo. 
É um dos principais representantes da arquitectura do vidro e do aço.
Destacou-se por criações de móveis em aço tubular, que foram consideradas revolucionárias por permitirem a fabricação de mobiliário leve e adaptável à produção industrial, como exemplo temos a “cadeira barcelona”.








"Cadeira Africana"

Cadeira com estilo simples e geometrizado.Desenhos inspirados na pintura corporal e nas máscaras africanas, por Marcel Lajos Breuer, um pioneiro do design e da arquitectura moderna que rompeu com as regras da era Bauhaus .






“Bauhaus-Signet”( 1921)

Oskar Schlemmer , artista Cubista/Mestre de forma na Oficina de Teatro Bauhaus.
Pintor, escultor e cenógrafo,formou-se na Academia de Stuttgart junto com Adolf Hoelzel.






“Chaleira”

A “chaleira” ,um símbolo da Escola Bahaus de Marianne Brandt, uma das poucas mulheres que conseguiram produzir na Bauhaus. 
O seu talento, em design de metais, criando cinzeiros, luminárias, jogos de chá e café lhe deu notoriedade e reconhecimento de todos os mestres da Bauhaus.







“Disco de Cores”

Johanne Itten(1888-1967), pintor, professor e escritor associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o “disco de cores”, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor). 







“Laboratory”(1938)

Lásló Moholy-Nagy, transitou pela pintura, escultura, fotografia, desenho, tipografia e teatro. 
Foi influenciado pelo movimento construtivista russo e, durante o seu percurso, ligou-se a outros como o Cubismo e Surrealismo. Devido ao grande interesse pelo efeito da luz sobre as cores e materiais foi conhecido como o artista da luz, usando esta co-relação em todas as actividades que desenvolveu no futuro. Ingressou na Bauhaus em 1923, dirigindo e ensinando na oficina de arte com metais contribuindo, também, para o sector de publicação e editoração da escola. 



Sem comentários:

Enviar um comentário